Pular para o conteúdo principal

FORDISMO E TOYOTISMO

FORDISMO E TOYOTISMO


O Fordismo é um modelo de produção em massa idealizado pelo empresário estadunidense Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Company, esse modelo revolucionou a indústria automobilística a partir de janeiro de 1914, quando introduziu a primeira linha de montagem automatizada. Ford utilizou à risca os princípios de padronização e simplificação de Frederick Taylor e desenvolveu outras técnicas avançadas para a época. Suas fábricas eram totalmente verticalizadas. Ele possuía desde a fábrica de vidros, a plantação de seringueiras, até a siderúrgica.
Ficheiro:Ford Motor Company assembly line.jpg

Ford criou o mercado de massa para os automóveis. Sua obsessão era tornar o automóvel tão barato que todos poderiam comprá-lo, porém mesmo com o barateamento dos custos de produção, o sonho de Henry Ford permaneceu distante da maioria da população.
Uma das principais características do Fordismo foi o aperfeiçoamento da linha de montagem. Os veículos eram montados em esteiras rolantes que movimentavam-se enquanto o operário ficava praticamente parado, realizando uma pequena etapa da produção. Desta forma não era necessária quase nenhuma qualificação dos trabalhadores. Outra característica é a de que o trabalho é entregue ao operário, em vez desse ir buscá-lo, fazendo assim a analogia à eliminação do movimento inútil.
O método de produção fordista exigia vultosos investimentos e grandes instalações, mas permitiu que Ford produzisse mais de 2 milhões de carros por ano, durante a década de 1920. O veículo pioneiro de Ford no processo de produção fordista foi o míticoFord Modelo T, mais conhecido no Brasil como "Ford Bigode".
Juntamente com o sucesso do Fordismo, com as vendas do lendário modelo "T", surgiu um ciclo o qual mudou a vida de muitos americanos da época, o chamado ciclo da prosperidade, graças ao aumento de vendas do Ford "T" muitos outros setores tiveram um desenvolvimento substancial, setores como o têxtil, siderúrgicas, energia (combustível), entre tantos outros que foram afetados direta ou indiretamente com a fabricação desses carros, pois com eles mais rodovias foram construídas propiciando uma maior locomoção da população e criando polos comerciais ao longo de sua extensão.
O Fordismo teve seu ápice no período posterior à Segunda Guerra Mundial, nas décadas de 1950 e 1960, que ficaram conhecidas na história do capitalismo como Os Anos Dourados. Entretanto, a rigidez deste modelo de gestão industrial foi a causa do seu declínio. Ficou famosa a frase de Ford, que dizia que poderiam ser produzidos automóveis de qualquer cor,desde que fossem pretos. O motivo disto era que a tinta na cor preta secava mais rápido e os carros poderiam ser montados mais rapidamente.
A partir da década de 1970, o Fordismo entra em declínio. A General Motors flexibiliza sua produção e seu modelo de gestão. Lança diversos modelos de veículos, várias cores e adota um sistema de gestão profissionalizado, baseado em colegiados. Com isto a GM ultrapassa a Ford, como a maior montadora do mundo.
Na década de 1970, após os choques do petróleo e a entrada de competidores japoneses no mercado automobilístico, o Fordismo e a Produção em massa entram em crise e começam gradativamente a serem substituídos pela Produção enxuta, modelo de produção baseado no Sistema Toyota de Produção.
Em 2007 a Toyota torna-se a maior montadora de veículos do mundo e pôe um ponto final no Fordismo.
Resumindo: O Fordismo foi iniciado nos EUA onde o ritmo da produção é imposto pelas máquinas, o trabalhador faz um consumo de tarefas especializadas e de participar mais do consumo.


Toyotismo 
É um modo de organização da produção capitalista originário do Japão, resultante da conjuntura desfavorável do país. O toyotismo foi criado na fábrica da Toyota no Japão (dando origem ao nome) após a Segunda Guerra Mundial, este modo de organização produtiva, elaborado pelo japonêsTaiichi Ohno e que foi caracterizado como filosofia orgânica da produção industrial (modelo japonês), adquirindo uma projeção global.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Henry Ford (Biografia)

Henry Ford Henry Ford foi um  engenheiro norte-americano que revolucionou a indústria automobilística . Foi fundador da  Ford Motor Company  e criador do sistema de produção em massa, conhecido como Fordismo. Assim, Ford criou novas técnicas para a fabricação e montagem de automóveis, contribuindo para a otimização do processo de produção. Essa teoria resultou no aumento da produtividade e na redução de custos. Biografia Henry Ford e seu primeiro automóvel, o Modelo T Henry Ford, filho de uma família de fazendeiros, nasceu dia 30 de julho de 1863 na cidade de Springwells, Michigan, nos Estados Unidos. Cultivou desde criança o desejo por entender o funcionamento de equipamentos e máquinas. Chegou a estruturar uma oficina nos fundos de casa. Aos 15 anos, o rapaz ganhou um relógio de presente do pai. Ele desmontou e voltou a montar o equipamento. Com o pensamento direcionado para a curiosidade sobre o funcionamento de máquinas e aparelhos, rejeit...

FORD E SUA IMPORTÂNCIA NA LINHA DE PRODUÇÃO.

FORD E SUA IMPORTÂNCIA NA LINHA DE PRODUÇÃO. O PAPEL DE FORD NA LINHA DE PRODUÇÃO, FOI REVOLUCIONAR A PRODUÇÃO DENTRO DA LINHA DE PRODUÇÃO, ONDE SEPAROU AS TAREFAS E SUA EXECUÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES. Ford e a linha de montagem Henry Ford nasceu em 30 de junho de 1863, em uma fazenda próxima a um município rural a oeste de Detroit, no estado do Michigan. Outra importância contribuição para a administração foi feita pelo o Engenheiro Mecânico Henry Ford, fundador da Ford Motor Company e criador da linha de montagem móvel. Ford, com a linha de montagem móvel estabeleceu o padrão organizacional de processos produtivos que tornaria universal. O serviço artesanal na linha de montagem Até o começo do século XX, a atividade industrial era dominada pelos métodos artesanais. Um automóvel era fabricado da mesma forma como ainda hoje se constrói uma casa. A produção artesanal é custosa e demorada:  Quando há um grande mercado, co...