Henry Ford
Henry Ford foi um engenheiro norte-americano que revolucionou a indústria automobilística. Foi fundador da Ford Motor Company e criador do sistema de produção em massa, conhecido como Fordismo.
Assim, Ford criou novas técnicas para a fabricação e montagem de automóveis, contribuindo para a otimização do processo de produção. Essa teoria resultou no aumento da produtividade e na redução de custos.
Biografia

Henry Ford, filho de uma família de fazendeiros, nasceu dia 30 de julho de 1863 na cidade de Springwells, Michigan, nos Estados Unidos.
Cultivou desde criança o desejo por entender o funcionamento de equipamentos e máquinas. Chegou a estruturar uma oficina nos fundos de casa.
Aos 15 anos, o rapaz ganhou um relógio de presente do pai. Ele desmontou e voltou a montar o equipamento.
Com o pensamento direcionado para a curiosidade sobre o funcionamento de máquinas e aparelhos, rejeita assumir a fazenda da família em 1879, quando a mãe morre.
Naquele mesmo ano, tornou-se aprendiz de mecânico na cidade de Detroit, onde foi morar sozinho.
O aprendizado garantiu um emprego como reparador de motores a vapor. Henry Ford tinha 16 anos quando construiu seu primeiro motor a vapor.
A partir de 1891, Ford assume o posto de engenheiro na Edison Illuminating Company, em Detroit. Na empresa, de propriedade de Thomas Edison, Henry Ford atinge o posto de engenheiro chefe.
Nessa fase, cria o primeiro motor de combustão interna, patenteado em 1893. O protótipo era um quadriciclo de propulsão independente movido a gasolina.
A Ford Motor Company é fundada em 1903. A empresa foi sucesso na produção automotiva por implantar linhas de montagem em massa.
O método consistia na disponibilidade em linha de todas as peças necessárias para a montagem de automóveis sobre um chassi que permanecia sobre uma esteira movimentada por trilhos.
Os operários não precisavam de se deslocar para a ação de instalação das peças e um automóvel inteiro ficava pronto em poucos horas. A esse primeiro projeto foi dado o nome de Modelo T, que no Brasil foi batizado de Ford Bigode.
Os veículos, antes restritos a poucos, tornam-se mais baratos e, portanto, mais acessíveis à população. Em 1914, a companhia comercializa 250 mil unidades de automóveis. Dois anos depois, a produção vendida passa a 450 mil.
Os produtos viraram objeto de desejo da classe média norte-americana, o que influenciou diretamente na economia dos Estados Unidos. Em 1920, já eram produzidos 2 milhões de unidades.
Esse pico de produção é denominado ciclo de prosperidade dos EUA, cujo impacto direto foi designado "american way of life" (estilo de vida americano).
Em conjunto com a administração da produção em larga escala de automóveis, Henry Ford também coordenou o fornecimento de insumos automotivos. Em 1905, foi empossado como presidente da Society of Automotive Engineers.
Henry Ford morreu de hemorragia cerebral em 7 de abril de 1947 na cidade de Dearborn, Michigan. Além do legado de revolucionar o sistema industrial mundial, o empresário registrou 161 patentes e criou o sistema de franquias.
Parte de sua fortuna foi deixada à caridade e é administrada pela Fundação Ford, que investe na pesquisa científica e educacional.
Frases de Henry Ford
- "O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência".
- "Um idealista é alguém que ajuda outro a ter lucro".
- "Corte sua própria lenha. Assim, ela aquecerá você duas vezes".
- "Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia seus olhos de sua meta".
Fordismo
A estrutura de trabalho criada por Ford ficou conhecida como "Fordismo", elemento fundamental para a modernização que caracterizou a Segunda Revolução Industrial.
O Fordismo consiste na produção em massa, redução de custos e organização administrativa da empresa para incentivar o consumo, também em massa. A teoria de Henry Ford é descrita em seu livro, "Minha Filosofia de Indústria".
Comentários
Postar um comentário